O Carnaval é alegria do povo! A Cultura é a essência humana dessa alegria. Assim podemos começar evocando a euforia característica dessa época, em que, desde outrora é motivo de alegria nas festividades populares em todo o nosso território brasileiro.
O Carnaval vem de culturas milenares, com elas as suas peculiaridades, nos dias de hoje se destacam as reminiscências populares: Papangus; burrinha; o boi bumbá e o boi de reis; cabocolinhos; urso (vem do la ursa – herança da tradição europeia); coroação do reinado momo e outras brincadeiras correlatas ao universo carnavalesco. Essa cultura, portanto, está intrinsicamente em cada um de nós.
Cada Estado tem as suas formas de apresentar o carnaval: Rio de Janeiro, com o Samba; Pernambuco, o Frevo; Bahia, o axé; Pará, o boi bumbá; Rio Grande Sul, o fandango e assim segue as suas especificidades culturais.
Em Montanhas, por ser um pedacinho do Brasil, tem um pouco de tudo, por exemplo: a brincadeira com as crianças evocando a la ursa; os índios; papangus; burrinha, entre outros. Os blocos carnavalescos envolvendo várias denominações, também fazem a sua festa cultural. É muito importante a colaboração da população, além do apoio das políticas públicas. De modo que todos devam abraçar essa dinâmica popular, como fonte de união entre os foliões e sociedade como um todo.
Por: LUIZ FELIX
UBIRATAN DE MELO