O nível de educação da população de uma cidade reflete diretamente na massa da população economicamente ativa. Além disso, se o nível de educação é de qualidade, é possível se obter uma melhor qualificação da mão de obra disponível. Isso porque a oferta do mercado de trabalho, independente da questão demográfica, existe, pesando a partir daí na qualificação necessária.
Uma questão é: qual o volume de ofertas geradas na economia local em relação a outras cidades nas proximidades? A partir daí o poder público pode se colocar a frente para buscar as oportunidades de investimentos para o município, criando mecanismos e incentivos para trazer negócios que gerarão a oferta de empregos localmente.
Depois, qual o nível de engajamento da mão de obra local às oportunidades quando aparecem? É aí que entra novamente o poder público com um importante papel para direcionar ações que visam a qualificação de mão de obra. Isso dá visibilidade aos municípios e promovem o desenvolvimento sustentável. Novos tempos exige esse olhar, uma vez que as fronteiras do emprego deixaram de existir.
Por MARCELO MARTINS TAVARES